Pós-graduações IMED 2013

domingo, 30 de outubro de 2011

O Planeta dos Macacos

Planeta dos Macacos: A Origem é uma nova filmagem do clássico de 1968, baseado na obra "La planète des singes" escrito por Pierre Boulle, publicado em 1963, que conta a história de uma possibilidade ao mesmo tempo assustadora e sedutora: o aparecimento de uma outra espécie capaz de pensar como os seres humanos.
Muitos de nós gostariam que surgisse outra espécie capaz de utilizar níveis complexos de pensamento e linguagem de forma semelhante à nossa, permitindo trocas de informações inteligíveis com os seres humanos. Se, através de processos evolutivos naturais ou artificiais, isso ocorresse, seria uma excelente oportunidade para verificar se o processamento da informação desta espécie seria semelhante ao nosso, ou se teria estruturas diferentes. Tanto num caso como noutro, nossa capacidade de compreensão do pensamento aumentaria muito, podendo alçar a psicologia cognitiva a outros patamares.

Por outro lado, essa perspectiva poderia despertar temores primitivos. Como essa espécie se comportaria? Seria capaz de constituir sociedade complexa, com cultura, assim como fazemos? Como expressaria sua agressividade intra e extraespécies? Qual o impacto que isso teria sobre a sociedade humana? Creio ser impossível não se fazer estas questões quando se assiste ao filme.