Pós-graduações IMED 2013

sábado, 2 de julho de 2011

O pensamento além do cérebro

O cientista Miguel Nicolelis, renomado pesquisador em neurociências, realizou um experimento que abriu as fronteiras para uma nova era do conhecimento sobre o cérebro. Ao estudar primatas não-humanos, ele conseguiu, através de um experimento inovador, registrar o pensamento e modelar o funcionamento de um braço mecânico. Desta forma, ligou de maneira inédita, o cérebro humano às máquinas.

Sem entrar na discussão ética desta ligação, que certamente fará parte do debate futuro dos filósofos e cientistas, este experimento marca uma nova fase sobre o que conhecemos a respeito do cérebro humano. Teremos próteses capazes de responder diretamente ao cérebro, sem que o comando nervoso passe pela medula espinal? Possivelmente. E mais ainda: podemos construir uma era onde o pensamento não estará mais contido no cérebro.

Recomendo o vídeo abaixo, especialmente os últimos minutos.



2 comentários:

Icaro Bonamigo Gaspodini disse...

PQP! E quem descobriu que não precisava mexer o braço foi a própria Aurora!

Marcus Vinicius Alves disse...

Esse experimento é fantástico. Assisti uma palestra do Professor Nicolelis e os seus trabalhos são incrivelmente avançados tecnologicamente, mas sem perder a perspectiva de ajudar a humanidade e a educação brasileira. Merece um nobel pelo vanguardismo e pelo humanismo.