Pós-graduações IMED 2013

domingo, 20 de março de 2016

A coisa mais difícil do mundo



Enquanto o neto brinca na sala, sentado no chão, o avô sentado em frente à TV procura algum programa interessante. Nesta busca, fica alguns instantes assistindo a um documentário sobre a chegada do homem à Lua. Em seguida, passa para um canal de notícias em inglês. Após alguns instantes, troca para um programa que mostra um campeonato de xadrez.   

Aparentemente sem estar atento aos movimentos do avô, o menino pergunta:

- Vô, o que é a coisa mais difícil do mundo?

- Como assim? O vô não entendeu. Explica melhor o que você quer dizer.

- Olha ali... passou antes na TV as pessoas viajando no espaço. Isso é difícil porque a gente está fora do planeta. Também mostrou as pessoas falando inglês, que é difícil de entender. Jogar xadrez também é difícil, porque a gente não sabe o que o outro tá pensando. Então eu queria saber o que é a coisa de fazer que é a mais difícil do mundo.

Depois de um segundo e um sorriso, o avô responde:

- Olha, não sei o que é a coisa mais difícil do mundo, mas eu tenho um palpite.

- O que é, vô?

- Eu acho que a coisa mais difícil é mudar o comportamento.

Nesse momento, o pai do menino, que está passando pela sala, para e fica a escutar a conversa.

- Como assim?

- Sabe quando você tem que acordar cedo e ir pra aula?

- Sei, vô.

- É fácil fazer isso?

- Não.

- Por quê?

- Porque eu tenho muito sono e eu quero dormir.

- Então, mesmo que você goste da escola e dos seus colegas, mudar isso é difícil. Exige muita paciência e esforço, e muitas vezes a gente tem que fazer tudo de novo, do começo. Por isso eu acho que a gente mudar o que a gente faz é a coisa mais difícil do mundo.

O menino, pensativo, sai da sala para pegar outros brinquedos em seu quarto.  Nisso, o pai se aproxima e pergunta:

- Pai, por que você nunca disse essas coisas pra mim quando eu era criança?

- Porque, meu filho... porque eu também mudei meu comportamento.

Nenhum comentário: