Aquilo que intuitivamente já sabemos, ou seja, de que precisamos nos concentrar em poucas ou somente uma coisa por vez para fazermos bem-feito, foi comprovado. O neurologista Russ Poldrack, da Universidade do Texas, em Austin, refere que o cérebro humano não é capaz de processar de forma eficiente várias informações simultâneas, mas processa bem poucas informações por vez.
Esta informação tem importante impacto por exemplo no contexto educacional. Muitos educadores têm defendido o uso de tecnologias no processo ensino-aprendizagem durante aulas expositivas. Embora não se questione o mérito da utilização de novas tecnologias, fica em xeque a forma como a aprendizagem ocorre de maneira eficiente. Ou seja: se o aluno estiver numa aula com o computador, tablet ou conectado com outra tecnologia, seu conhecimento pode estar no prejuízo.
A psicologia cognitiva já apontou há vários anos que a atenção é o canal que permite que as informações sejam processadas pelas demais funções mentais, tais como a memória e o pensamento. Quando prestamos atenção em um objeto, ele é o "foco" de nossa análise. Assim, se existem distratores, essa análise acaba ficando a desejar, e o conhecimento não terá a mesma qualidade.
Voltando à sala de aula, o segredo não está na tecnologia propriamente utilizada para a construção do conhecimento, mas na sua forma e no conteúdo. Fica então um alerta: computador ligado em redes sociais, jogos ou outros distratores durante uma aula pode melhorar o relacionamento interpessoal, mas não favorece o aprendizado.
*Sugestão de leitura: Troques da mente, de Stephen L. Macknik e Susana Martinez-Conde
3 comentários:
Muito bacana! Eu gosto muito da pesquisa que o Russell faz! :) Ele é um cara comprometido e sério com a ciência.
Ele não está na UCLA, no entanto. Ele é o diretor do centro de pesquisa em neuroimagem aqui na Universidade do Texas em Austin (e professor no nosso departamento).
Oi Andre!
Obrigado pela correção, já fiz a alteração no post.
Abraço!
Muito bom o texto, e vem bem ao encontro do que penso e falo aos meus professores. As tecnologias estão aí como FERRAMENTO para o ensino. Devemos saber utilizá-las de tal forma que auxiliem o aprendizado ...
Postar um comentário